Entenda tudo que você precisa para ter um site online
Download do eBook

Ícone telefone 2339.1003 | 2851.1003 Ícone e-mail [email protected]

Domínio, hospedagem, manutenção mensal, os termos são variados mas o entendimento sobre eles nem sempre é claro. Vamos começar do básico e colocar os pingos nos “ís”. 

O que é domínio? Existe diferença entre .COM e .COM.BR?

Domínio é o endereço do seu site na Internet (Ex: www.NomeDaSuaEmpresa.com.br). A partir desse endereço e atrelado a um serviço de hospedagem, você terá condições de criar e-mails com o seu endereço eletrônico (Ex: [email protected]).

Os sufixos .COM e .COM.BR em seu domínio tem conotação de que sua empresa se trata de um COMércio e a extensão .BR demonstra que se trata de um comércio do Brasil.

É possível que se tenha mais de um domínio direcionado ao mesmo site, não é preciso criar 2 sites diferentes. Vamos imaginar que faça sentido para sua empresa ter o domínio www.suaempresa.com e o domínio www.suaempresa.com.br como uma forma de proteção para que nenhuma outra empresa utilize-se do mesmo endereço com a variância do .COM ou .COM.BR.

Hoje os domínios .COM.BR, mais utilizados no Brasil, custam R$ 40,00 ao ano.

Mas como ter e-mails e um site no ar? A hospedagem faz a mágica.

Já que o seu domínio é o endereço do seu site, assim como o endereço de um imóvel, o seu site seria sua casa nesta metáfora. Para que você tenha essa “casa virtual” você precisa de um “terreno virtual” onde a pessoa que chegar ao seu endereço encontrará todas suas informações.

Esse serviço é chamado de hospedagem e dá direito que você publique na Internet os arquivos que fazem parte do seu site, assim todos que digitarem seu domínio ou o encontrarem através do Google, possam acessar as informações do seu site.

Além do site a hospedagem dá direto a diversos outros recursos como criação de e-mails, bancos de dados, etc.

Hoje em dia, um serviço de hospedagem gira em torno de R$ 30,00 ao mês e lhe dá direito a cerca de 10 a 20 contas de [email protected]ínio.com.br além do site e os demais recursos.

A grande enganação da “manutenção mensal”.

Diversas agências de criação de site vendem seus serviços atrelados a uma chamada manutenção mensal, ou seja, um valor fixo por mês para alterações, “manutenção” e manter seu site no ar.

Em grande parte dos casos, os sites não precisam ser alterados com tanta frequência e de qualquer forma um serviço de hospedagem está contratado por trás dessa fachada de serviço, o que já garantiria seu site no ar sem o auxílio ou supervisão da agência.

Com o apelo de um valor de site baixo e uma mensalidade relativamente sútil, empresas como essa fazem uma fortuna vendendo um serviço que raramente é solicitado e geram grande receita recorrente.

O ideal ao contratar uma agência para criar seu site é que ela lhe auxilie com toda a parte burocrática de registro de domínio e hospedagem, desenvolva seu site e o hospede no serviço contratado. A cada solicitação ou alteração gera-se um orçamento com base na complexidade e esforço envolvido.

Se quiser se aprofundar nesse assunto, leia nosso artigo sobre Manutenção mensal para sites? Provavelmente você está sendo enganado.

Com um pouco de conhecimento você se previne de enganadores

Agora que já sabe exatamente o que é necessário para ter um site online, leia nosso artigo e saiba Como a Internet pode alavancar o crescimento da sua empresa.



Rodrigo Anseloni

Rodrigo Anseloni

Diretor de Marketing e planejamento estratégico. Focado na obtenção de resultados e aceleração do crescimento de empresas através do Marketing Digital.


FALE COM O ESPECIALISTA